domingo, 29 de maio de 2011

Estádios da teoria freudiana

Freud descobriu que durante os primeiros anos de vida as crianças passam por uma sequência de estádios emocionais do mesmo modo que Piaget descobriu que as crianças atravessam uma sequência de estádios de desenvolvimento cognitivo. Foi a partir do seu trabalho com pacientes adultos que, ao reconstituir as suas histórias de vida desde a infância, elaborou os cinco estádios de desenvolvimento psicossexual, desde do nascimento até à adolescência.

Estádio Oral (0-1/2 anos)
As sensações de prazer do bebé são centradas na boca, a zona erógena dominante é a região buco-labial. Dá-se a formação do ego e numa primeira fase o bebé tira prazer através da sucção e numa segunda fase, quando os dentes já estão a crescer, mordem.

Estádio Anal (2-3/4 anos)
As sensações de prazer da criança estão centradas nos órgãos esfincterianos (vesical e anal). Fase de interiorização das primeiras regras. Sente prazer em sujar mas por outro lado quer agradar à mãe portanto tenta cumprir a regra. Os precursores do superergo.

Estádio Fálico (4-6 anos)
As sensações de prazer estão centradas nos órgãos genitais (exploração). Dá-se o apogeu da sexualidade infantil, a criança apercebe-se que existe diferenciação de genes, surge a curiosidade.
Neste estádio surge o complexo de Édipo: atracção pelo progenitor do sexo oposto e agressividade para com o outro progenitor. Mais tarde tornar-se-à modelo, conduzindo à formação do superego.

Estádio de Latência (6 anos até à puberdade)
Neste estádio dá-se um adormecimento da sexualidade e a energia é investida na aprendizagem escolar. Surge uma forte centração nas relações sociais, familiares, escolares. Não existe uma zona erógena definida.

Estádio Genital (a partir da adolescência)
Nova activação da sexualidade que coincide com a puberdade. Surgem relações afectivas fora da família e a autonomia relativamente aos pais. Zona erógena centrada nos órgãos genitais (maturação).

Freud introduziu um novo conceito de ser humano e realça a importância das relações afectivas e da sexualidade na infância.

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