domingo, 29 de maio de 2011

Desenvolvimento Moral - Piaget

O desenvolvimento moral pode ser observado no jogo, se se quer compreender algo moral da criança tem que se começar pela análise destes dados. Toda a moral consiste num sistema de regras e a exigência de qualquer moralidade deve ser o respeito que o indivíduo adquire por estas regras.
A maioria das regras morais que a criança aprende a respeitar, recebe-as do adulto, quer dizer, apresentam-se já elaboradas e, muitas vezes, elaboradas não à medida que vai necessitando delas e pensadas para si, mas através da sucessão ininterrupta das gerações adultas anteriores. Daqui surge a extrema dificuldade de uma análise que deveria constituir o ponto de partida entre o que vim do conteúdo das regras e o que vem do respeito que a criança sente pelos seus pais/adultos.
Em relação à obediência às regras, segundo Piaget, podem identificar-se dois estádios. O primeiro, da heteronomia moral em que a criança obedece à regra como se ela fosse uma lei sagrada (respeito místico pela regra).
No segundo, da autonomia moral a criança já tem consciência da regra que vale por si, consideram-se iguais aos pares e é neste estádio que se estabelece uma cooperação real caracterizada pela satisfação pessoal de ser membro de uma comunidade.
A partir dos 10 anos, quando se observa o jogo da criança, a consciência da regra transforma-se completamente. À heteronomia sucede a autonomia: a regra do jogo apresenta-se à criança já não como uma regra exterior, sagrada enquanto imposta pelos adultos,mas como resultado de uma livre decisão, e como digna de respeito na medida em que há um consentimento mútuo entre pares.

Sem comentários:

Enviar um comentário