segunda-feira, 28 de março de 2011

Wilhelm Wundt

Wundt procurou decompor a mente, a consciência nos seus elementos simples - as sensações. Ele defende que as operações, os processos mentais, não são mais do que a organização de sensações elementares que se associam, procurando relacioná-las com a estrutura do sistema nervoso.
Para Wundt, o objecto da psicologia é o estudo da mente. Assim,é no seu laboratório na Universidade de Leipzing, que vai empenhar-se em conhecer os elementos constitutivos da consciência, a forma como se relacionam e associam.
Através do método da introspecção controlada (observação da consciência por si própria), Wundt vai procurar alcançar o seu objectivo - conhecer a consciência. Através da introspecção, os sujeitos experimentais descreviam o que sentiam, os seus estados subjectivos, resultantes de estímulos visuais, auditivos e tácteis.
A concepção da psicologia defendida por Wundt apresenta a consciência como objecto e a introspecção como método. A psicologia teria como objecto a experiência humana estudada na perspectiva das experiências pessoais através da auto-observação, visando conhecer os seus elementos constituintes: as sensações.

Sem comentários:

Enviar um comentário