segunda-feira, 28 de março de 2011

Kurt Koffka, Max Wertheimer, Wolfgang Kohler


A psicologia da Gestalt desenvolveu-se para que se concebesse o homem como uma totalidade. O objectivo desta escola foi determinar os princípios que determinam e organizam a nossa percepção, ou seja, o modo como estruturamos a realidade:
- Um conjunto é mais do que a soma das partes que o constituem.
- A forma é a melhor possível nas condições presentes. (PRINCÍPIO DA BOA FORMA)

Figura - Fundo
Segundo Max Wertheimer, Wolfgang Kohler e Kurt Koffka, o conhecimento do mundo e todo o nosso comportamento varia de acordo como nós percepcionamos as coisas.
Temos como princípios do gestaltismo a emergência (a percepção da emergência da totalidade precede a identificação das partes), a construção generativa (a percepção construída contém informação espacial mais completa que as partes), a multi-estabilidade (as experiencias perceptuais ambíguas são alternativamente globais e multi-estáveis) e por fim a invariância (a percepção dos objectos geométricos é invariante relativamente à distancia e à perspectiva visual). 

Kohler, estudou o modo como os chimpanzés lidavam com situações problemáticas, tendo chegado à conclusão que possuíam a capacidade de organizar os diversos elementos de uma situação num todo coerente permitindo assim encontrar a solução para o problema.

2 comentários: