domingo, 29 de maio de 2011

Desenvolvimento Pessoal - Freud

Nascido no ano de 1856 em Freiberg, na Morávia, Sigmund Freud é considerado o pai da psicanálise. Estudou medicina na Universidade de Viena e desde cedo se especializou em neurologia. Seus estudos foram os pioneiros acerca do inconsciente humano e suas motivações. Ele, durante muito tempo (de fins do século passado até início do nosso século), trabalhou na elaboração da psicanálise.
A Psicanálise é ao mesmo tempo um modo particular de tratamento do desequilíbrio mental e uma teoria psicológica que se ocupa dos processos mentais inconscientes; uma teoria da estrutura e funcionamento da mente humana e um método de análise dos motivos do comportamento.
O objectivo de estudo para Freud é chegar às zonas inconscientes do psiquismo.

Freud distinguiu três níveis de consciência, na sua inicial divisão topográfica da mente:
·         Consciente: diz respeito à capacidade de ter percepção dos sentimentos, pensamentos, lembranças e fantasias do momento. Normalmente, é no consciente que estas capacidades se desenvolvem, apesar de funcionarem intimamente conjugadas com o sistema do inconsciente. Neste nível, nós conseguimos controlar voluntariamente o consciente consoante as necessidades e exigências do ser humano.
·         Pré-Consciente: relaciona-se com os conteúdos que podem facilmente chegar à consciência. O Pré-Consciente é uma parte do Inconsciente, uma parte que pode tornar-se consciente com facilidade. Sem dúvida, que no Pré-Consciente funciona como um pequeno arquivo de registos, constituído por conhecimentos armazenados, memórias, etc.
·         Inconsciente: refere-se ao material não disponível à consciência ou ao escrutínio do indivíduo. Os desejos inconscientes, essencialmente, os de natureza sexual, possuem um dinamismo próprio que na determinação do comportamento humano são superiores aos dos fenómenos conscientes. A grande parte da nossa vida psíquica realiza-se no inconsciente.


















 
A II tópica de Freud divide-se no ID, Ego e Superego.
ID é a zona inconsciente primitiva, instintiva constituída por pulsões e desejos. Rege-se pelo sentido do prazer, é o reservatório do libido.
Ego é a zona fundamental do consciente que se rege pelo princípio da realidade. É o mediador entre as pulsões inconscientes do ID e do mundo real sob vigilância do superego.
Superego é a zona de psiquismo que resulta do processo de socialização (interiorização de normas e valores sociais e morais) é a componente ética do psiquismo. Pressiona o ego para controlar o ID.
Freud também é conhecido pelas suas teorias dos mecanismos de defesa, repressão psicológica e por criar a utilização clínica da psicanálise como tratamento da psicopatologia, através do diálogo entre o paciente e o psicanalista. Freud acreditava que o desejo sexual era a energia motivacional primária da vida humana - libido. Ele abandonou o uso da hipnose em pacientes com histeria, em favor da interpretação de sonhos e da livre associação, como técnicas terapêuticas (método psicanalítico).

Sem comentários:

Enviar um comentário