domingo, 29 de maio de 2011

Desenvolvimento Moral - Kohlberg

Para Kohlberg, passamos por uma série de estádios na evolução do nosso sentido de justiça e do tipo de raciocínio que utilizamos para fazer julgamentos morais. Fundamentalmente pelas limitações cognitivas descritivas de Piaget, os pré-adolescentes tendem a pensar em termos de regras concretas e invariantes ("Está sempre errado roubar" ou "serei castigada se roubar") ou em termos das regras da sociedade ("As pessoas boas não roubam" ou "O que seria se toda a gente roubasse?").
No entanto, os adolescentes são capazes de raciocinar a um nível mais elevado, na medida em que, regra geral, atingiram o estádio das operações formais em termos da teoria de desenvolvimento cognitivo de Piaget. Na medida em que são capazes de compreender princípios morais abrangentes,conseguem compreender que a moralidade nem sempre é preto no branco e que podem existir conflitos entre dois conjuntos de padrões socialmente aceites.
Kohlberg dividiu o nível de raciocinio moral em três níveis, cada um com dois estádios:
Nível 1 - Pré-Convencional
          Estádio 1: Orientação para a obediência e a punição. Neste estádio, as pessoas obedecem às regras para evitar a punição, sendo a obediência "cega".
             Estádio 2: Orientação para a recompensa. As regras são seguidas pelo benefício do próprio. A obediência ocorre por causa das recompensas.

Nível 2 - Convencional
             Estádio 3: Moralidade da "boa pessoa". As pessoas neste estádio mostram interesse em manter o respeito dos outros e fazer aquilo que se espera delas.
             Estádio 4: Moralidade da autoridade e da manutenção social da ordem. As pessoas agem em conformidade com as regras da sociedade e consideram o "bem" como aquilo que a sociedade as define.

Nível 3 - Pós-Convencional
         Estádio 5: Moralidade do contrato, direitos individuais e lei democraticamente aceite. As pessoas fazem o que está correcto pelo sentido de obrigatoriedade às leis acordadas pela sociedade. Percebem que as leis podem ser modificadas em função de mudanças no contracto social implícito.
            Estádio 6: Moralidade dos princípios e da consciência individual. Neste estádio final, a pessoa segue as leis porque estas se baseiam em princípios éticos universais. Desobedece-se às que violam esses princípios.







Sem comentários:

Enviar um comentário