Piaget defendia que as crianças de todo o mundo evoluem através de uma série de estádios que se sucedem segundo uma ordem pré determinada. Ele sustentava que esses estádios diferiam não só quanto à quantidade de informação adquirida em cada um, mas também quanto à qualidade do conhecimento e entendimento. Numa perspectiva interactiva, ele defendia que a transição de uma estádio para o outro ocorria quando a criança atingia um nível adequado de maturidade e estava exposta a tipos de experiências relevantes. Sem essas experiências as crianças eram consideradas incapazes de atingir o seu nível mais elevado de crescimento cognitivo.
Os quarto estádios de Piaget são conhecidos como o estádio sensoriomotor, estádio pré-operatório, estádio das operações concretas e estádio das operações formais.
Estádio Pré-operatório - 2 aos 7 anos. Observa-se um desenvolvimento da linguagem e pensamento simbólico, egocentrismo.
Estádio das Operações Concretas - 7 aos 12 anos. Há a aquisição do conceito de conservação, domínio do conceito de reversibilidade.
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