domingo, 29 de maio de 2011

Desenvolvimento Cognitivo - Piaget

Piaget defendia que as crianças de todo o mundo evoluem através de uma série de estádios que se sucedem segundo uma ordem pré determinada. Ele sustentava que esses estádios diferiam não só quanto à quantidade de informação adquirida em cada um, mas também quanto à qualidade do conhecimento e entendimento. Numa perspectiva interactiva, ele defendia que a transição de uma estádio para o outro ocorria quando a criança atingia um nível adequado de maturidade e estava exposta a tipos de experiências relevantes. Sem essas experiências as crianças eram consideradas incapazes de atingir o seu nível mais elevado de crescimento cognitivo.

Os quarto estádios de Piaget são conhecidos como o estádio sensoriomotor, estádio pré-operatório, estádio das operações concretas e estádio das operações formais.

 
Estádio sensoriomotor - Desde o nascimento até aos 2 anos. Dá-se o desenvolvimento da permanência do objecto e capacidades motoras, existe pouca ou nenhuma capacidade de representação simbólica.

 Estádio Pré-operatório - 2 aos 7 anos. Observa-se um desenvolvimento da linguagem e pensamento simbólico, egocentrismo.

Estádio das Operações Concretas - 7 aos 12 anos. Há a aquisição do conceito de conservação, domínio do conceito de reversibilidade.

 
Estádio das Operações Formais - 12 anos até à idade adulta. Desenvolvimento do pensamento lógico-dedutivo e abstracto.

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